São Paulo, apesar de tudo...


Tenho uma relação ambígua com a cidade de São Paulo. Amo esta cidade, morro de saudades, mas sinto medo só de pensar em voltar para lá (coisa que está bem longe dos meus planos atuais). Esta relação ambígua me faz escrever este post, hoje, depois de ler que a cidade ficou em 117o. lugar em qualidade de vida, entre 221 cidades, tendo como Bagdá como a última colocada.

São Paulo é uma cidade poluída, o trânsito é uma via de morte (morre-se de raiva, de acidente, de assalto, de atropelamento); a violência é a paulistana mais conhecida dos habitantes;, o transporte público poderia oferecer muito mais (mais linhas, mais ônibus, mais estações de metrô) e as chuvas poderiam ter para onde escorrer sem inundar bairros inteiros!

Os professores poderiam ganhar melhor e as escolas terem mais segurança e qualidade. Os moradores de rua poderiam ter um centro de atendimento suficiente pra não permitir que crianças sejam abusadas (economica, física e psicologicamente). São muitos os pontos negativos desta cidade, mesmo assim, eu ADORO SÃO PAULO!

Devo confessar que, nos anos em que morei lá, morava em uma região privilegiada, linda, arborizada, comércio maravilhoso, metrô na esquina e a avenida Paulista ali, pertinho, pertinho. Oras, quem não gostaria de São Paulo morando num trecho com tantos privilégios? Pois te digo. Muitos que moram em regiões bem distantes desta, também adoram a cidade! E, sabe por que? São Paulo não é apenas uma cidade, mas muitas.

É a cidade do trabalho, dos shoppings, do cinema, do teatro, dos shows, da noite, do lazer, da praia (sim! Para ir à praia, basta descer a serra. Dá pra fazer um bate-e-volta tranquilo), das churrascarias, das cantinas no Bexiga, do bairro da Liberdade, da 25 de março, do comércio do Brás, da moda, das universidades.... São Paulo é a cidade da amiazade e dos mais de 19 milhões de habitantes...

Mas, São Paulo está no Brasil e os seus problemas são reflexo do sistema político, econômico, social e judiciário deste país. Por isso, infelizmente, não vejo uma saída para esta cidade que ocupa e sempre ocupará un lugar especial, para mim. Dificilmente veremos uma cidade brasileira realmente competir em pé de igualdade com outros grandes centros no mundo, em qualidade de vida.

Comentários