Quero um morcego pra mim!



A primeira vez que vi um morcego, assim como a maioria das pessoas, eu berrei, mas gritei muito mesmo! Saí correndo e imaginei aquela coisa enroscando nos meus cabelos e quase pude sentir os dentes afiados daquela criatura feroz fincando no meu pescoço! Éca, que nojoooo!!!!

Engano meu e de muita gente. Os morcegos urbanos são predadores de insetos contra os quais, normalmente, usamos inseticidas poderosos (e muitas vezes nocivos à nossa saúde).

Após ler o programa "Um morcego como amigo" (Un pipistrello per amico), desenvolvido por pesquisadores do Museu de Historia Natural da Universidade de Firenza, apaixonei-me por este bichinho e, para o pânico do meu marido, pretendo colocar uma Bat Box em casa! Várias prefeituras italianas aderiram ao projeto, inciado em 2006, e já instalaram Bat Boxs em parques e até jardins de escolas!

O primeiro motivo para adotar um morcego é que, todas as noites, este pequeno voador é capaz de comer até 2.000 pernilongos! E eu ODEIO pernilongos! Estes sim, me atacam, me devoram, me deixam marcada e suas picadas dóem, coçam, sem contar as doenças que eles transmitem.

Usar os morcegos contra pernilongos é uma arma conhecida há anos! Mais precisamente, no início do século XX, na Itália, uma pequena cidade da província di Latina estava infestada pela malária e outras doenças transmitidas pelos pernilongos. Os moradores decidiram, então, atrair um aliado natural, the bats!

Construíram verdadeiros hospedeiros de morcegos para ajudá-los no combate à estas doenças e, em poucos meses as doenças estavam controladas.

No decorrer do tempo, as modernas construções não possuem mais os vãos necessários para abrigar estes pequenos mamíferos que, o mais perto da cidade que chegam, é quando encontrarm buracos em árvores. E, na falta destes predadores tão ágeis, os outros insetos fazem de nós verdadeiros banquetes!


Chegou a hora, portanto, de aderir à uma moda que já se espalhou por vários países da Europa e nos Estados Unidos: a Bat House ou Bat Box. São pequenas casinhas que podem ser colocadas no alto das árvores ou na parede externa das casas (a no mínimo 4 metros de alura do solo para evitar seus predadores, como cães e gatos).

Mas, não se iluda de que basta colocar a casinha ali que os morcegos virão correndo, porque não é assim que acontece.

Em geral, eles chegam no final da primavera (final de maio, começo de junho). Olham daqui, dali e se instalam onde se sentirem mais seguros, de preferência próximo a parques e praças, onde podem caçar à noite, até o final do verão (agosto/setembro), quando começam a procurar um novo abrigo para o inverno.


Curiosidade: Em Londres, em 2007, entidades em defesa dos morcegos criaram um concurso elegeu a melhor casa de morcegos. Veja a "casinha" vencedora do Bat House Project. (leia mais aqui)


Não sei se convenço minha família (e talvez os vizinhos também!), mas vou tentar e da próxima vez que vir um morcego, prometo não gritar! Aliás, na China, os morcegos são animais que tazem sorte, até mesmo longa vida!

Adote um morcego você também! ;)

Comentários