Click!


Um dos desafios de escrever é conseguir falar as mesmas coisas como se fossem inéditas. E, no Brasil, este desafio é ainda maior! Como parecer novo quando as notícias da semana são: dona da Daslu é presa em SP; Justiça concede hábeas-corpus à dona da Daslu; Lula faz discurso constrangedor sobre a crise; Servidores do Senado querem aumento de 20%; Operação da PF aponta doação irregular a partidos políticos; TCU diz que obra foi superfaturada; Polícia abre fogo contra traficantes na zona sul do Rio ... e por aí vai?

Assumo minha incompetência diante da mesmice deste país. Há quem diga que, no Brasil, é adrenalina todos os dias. Discordo. É um país tão previsível que beira ao tédio. Adrenalina, só para aqueles que ainda ficam indignados. E quem ainda fica? E pra que serve a indignação, senão para irritarmos a nós mesmos? A minha indignação passou à vergonha e hoje está mais para raiva mesmo.

Como Lula teve a imbecilidade de, diante de centenas de jornalistas ingleses (e ao lado do primeiro-ministro britânico!), culpar "brancos de olhos azuis" pela crise?

Como pode a Justiça condenar a madame Daslu a 96 anos de prisão? Não que ela não mereça, mas e as dezenas de crimes e fraudes financeiras cometidas pelo PT e Valerioduto? E, no episódio da Camargo Corrêa, Thomaz Bastos como advogado de defesa? É ótimo. Mais previsível do que isso impossível!

Dez meses atrás, ausentei-me deste blog graças à minha vinda para a Itália. Na coluna de "despedida", fiz um desabafo sobre os absurdos que acontecem no Brasil e que, mesmo assim, mantém os brasileiros apáticos, como se tudo fosse normal. E nada mudou! Nem nos últimos dez anos mudou, ou mudará.

O que mais é preciso acontecer para que alguma coisa mude neste país? Corrupção, violência, desvio de dinheiro público, até o envolvimento do PT com as Farc já foi citado (por membros das próprias Farc)! O Brasil está se tornando um país sem fronteiras, no pior sentido da expressão.

Se o Brasil fosse um adolescente (e historicamente é!) eu diria que está em fase de autodestruição. Imerso nas drogas, no ostracismo e na depressão social, cujos pais nada fazem, fingem não ver ou - o que é pior - não vêem mesmo! O filho já roubou as jóias da casa, já as vendeu, já explorou sexualmente as mulheres e crianças da família e ninguém fez nada! Logo, o filho drogado matará os pais e será mais um caso chocante nas manchetes dos jornais. O brasileiro está enrolando a corda no próprio pescoço e não vê?

Amanhã (28/03) é esperado um dos maiores eventos mundiais: A Hora do Planeta. Milhares de cidades apagarão suas luzes por uma hora para economizar energia e conscientizar a humanidade contra a destruição do Planeta. Aconselho aos brasileiros a fazerem o mesmo. Amanhã, às 20h30, click! Apaguem as luzes e não acendam mais. O país já vive na escuridão, de qualquer jeito.

Comentários