Uma pesquisa descartável

Você, mãe, já segurou seu bebê no colo do lado direito? Ou seja, acomodou a criança do lado direito do seu corpo apoiando-o em seu braço direito? Se você respondeu "sim", você revela ser uma mãe estressada e em risco de depressão!

Calma, não me atire pedras nem pare de ler o texto ainda. Eu também acho um absurdo total esta afirmação. Mas foi esta a conclusão de uma pesquisa britânica divulgada nesta quinta-feira (29): O estudo mostrou que mães que seguravam os bebês com o braço direito demonstravam sinais de estresse e podiam estar sob risco maior de depressão, afirmou Nadja Reissland, psicóloga do desenvolvimento da Universidade Durham, que comandou a pesquisa.

A própria pesquisadora disse que não há explicação para o fato e que não há relação entre a mãe ser canhota ou destra. Ela simplesmente pediu para que 79 mães pegassem seus recém-nascidos nos braços e respondessem um questionário sobre seu estado mental e, assim, chegou à belíssima conclusão.

Tive quatro filhos. Infelizmente o primeiro só viveu 19 dias e, a única vez que o peguei nos braços foi logo após a sua morte (portanto eu estava totalmente estressada e deprimida) e o peguei do lado esquerdo (contrariando o estudo). Os outros três filhos, que vão muito bem, obrigada, posso assegurar que já os carreguei de todas as maneiras possíveis. Até como se fossem "pães em sacos pardos" (embaixo do braço mesmo!), em situações como ter que tirar um que engatinhava perto do fogão enquanto o outro puxava a toalha da mesa do almoço .

Já vi muitas mães depressivas carregando seus bebês do lado esquerdo (dizem que é instinto, por ser o lado do coração). Já vi muitas mães carinhosas carregando-os do lado direito, por serem canhotas ou simplesmente por se sentirem melhor.

Pesquisas nem sempre servem para alguma coisa. Esta, por exemplo, não acredito que "represente mais um sinal para ajudar a identificar mães estressadas sob risco de depressão" , como afirma a psicóloga. Portanto, mães, peguem seus bebês como quiserem, de acordo com a necessidade do momento. Isso não quer dizer que você esteja prestes a ter um ataque de nervos!
Mas, se você estiver na dúvida, consulte o seu psiquiatra...!

Comentários